Perguntas e respostas sobre Holter

Atualizado: 9 de mar de 2020

O exame de Holter é utilizado para gravar (registrar) os batimentos cardíacos durante 24 horas.  É simples, fácil, que não impede as atividades diárias dos pacientes e indolor.

Como é realizado?

Usa-se geralmente 3 eletrodos fixados no tórax, embaixo da roupa, que ficam conectados a um pequeno aparelho que é colocado na cintura para gravação dos batimento cardíacos.

Quais as indicações para a realização do exame?

Investigação de palpitação, irregularidades dos batimentos, desmaios, tonturas e cansaço. Utiliza-se também para investigação de causa de acidente vascular cerebral ( AVC/ derrame)

O exame exige algum tipo de preparação prévia?

Sim, orienta-se que o paciente tome banho antes de colocar o holter (ficará 24 horas sem tomar banho), é  necessário também  depilação dos pêlos em excesso no tórax, limpeza do tórax e a fixação dos eletrodos no peito com fita.

Como dormir com o holter?

Dorme-se normalmente, com os eletrodos fixados no peito e com o cinto,  que prende o gravador.

Pode tomar banho com o holter?

Não.

Quais os cuidados que o paciente deve ter durante a realização do exame?

Deve realizar as suas atividades normalmente, exceto tomar banho.

Qual a periodicidade que o exame deve ser feito?

Não há periodicidade. Deve ser realizado mediante a presença dos sintomas (palpitação, irregularidades dos batimentos, desmaios, tonturas e cansaço). Em pacientes com AVC de causa não determinada, sugere-se repetir o Holter para aumentar a possibilidade de detecção de arritmias paroxísticas (sazonais) como causa do AVC.

Quais as contraindicações do exame?

Não há.

Qual a diferença entre mapa e holter?

Mapa é a monitorização  fora do ambiente hospitalar  durante 24 horas da pressão arterial. Utiliza-se o manguito do esfigmomanômetro ("aparelho de pressão") em algum dos braços para registro da pressão arterial.

O Holter é a monitorização fora do ambiente hospitalar, durante 24 horas, dos batimentos cardíacos.