Holter e Looper

Laudos de Holter e Looper

Holter é um exame cardiológico utilizado para registrar e gravar os batimentos cardíacos por um período, geralmente de 24 horas, até 72 horas. O registro é feito por um dispositivo portátil que monitora a atividade elétrica do coração. Dessa forma, é como um eletrocardiograma por um tempo prolongado. 

O exame de Holter é utilizado para detectar anormalidade nos batimentos cardíacos, e é indicado para investigação de palpitação, irregularidades dos batimentos, desmaios, tonturas e cansaço. Utiliza-se também para investigação de causa de acidente vascular cerebral (AVC). 

O objetivo do Holter é avaliar os batimentos do coração durante as atividades diárias como trabalho, exercícios físicos, repouso, estresse. Através do laudo feito por um especialista qualificado, é possível classificar e quantificar os tipos de arritmia, além da frequência cardíaca minima, média e a máxima. 

Já o Looper é um Holter de até 21 dias. O médico solicitante é quem escolhe o período de duração do exame (podendo ser 5, 7, 10, 14 e até 21 dias). Diferente do holter de 24 horas, que opera através de eletrodos, o Looper funciona com uma "fita" no peitoral,  como um frequencímetro utilizado em academias de ginástica; essa fita é ligada a um gravador na cintura (como o holter). É o próprio paciente quem ativa a gravação do aparelho quando apresenta alguma sintoma (palpitação, tontura, "aceleração"), apertando um botão que grava os últimos 60 segundos, e assim pode detectar alguma arritmia. Outra diferença é que o paciente pode retirar para tomar banho, por ser um equipamento facilmente colocado  e retirado.

Entre em contato para obter maiores informações!

©   2020 - Fabrício Bonotto Mallmann - CRM/SC 14.425

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco